Os sapatos de salto estão na vida das mulheres seja por gosto pessoal, local de emprego, ocasiões especiais, etc. Mas o que poucas pessoas sabem é que o uso assíduo desse artigo pode trazer sérios problemas ao bem-estar do corpo.
O ortopedista Dr. Artur da Fonseca alerta que os saltos a partir de 6 cm são os mais prejudiciais. “Vale lembra que saltos com menos de 3 cm, transferem cerca de 50% do peso uniformemente entre o calcanhar e a base dos dedos. Mas, caso o tamanhos supere 5 cm, o peso transferido para os dedos chega a 90%, ficando apenas 10% do peso no calcanhar”, explica o ortopedista.O médico pontua que os principais problemas causados pelo uso prolongado de salto são: dor na coluna, bolhas, calos, Halux Valgo (joanete), encurtamento da musculatura posterior da perna (batata da perna), tendinite do tendão calcâneo (tendão de aquiles), dificuldade de andar descalço e torções, uma vez que o salto prejudica o equilíbrio deixando a mulher muito mais propensa a esse tipo de lesão.
Para as mulheres que já sofrem com as conseqüências do uso frequente de salto alto as orientações do Dr. Artur da Fonseca são para primeiramente limitar o tempo de uso do salto alto e reduzir o seu tamanho, depois iniciar fortalecimento e alongamento muscular de coxa, perna e lombar. “Em casos de tendinite, pode-se iniciar a fisioterapia e, em alguns casos de dor mais intensa, acupuntura”, explica o médico.
Dr. Artur ainda avisa as mulheres que o tipo de salto mais recomendado é anabela, pois o peso fica mais bem distribuído pela planta do pé. “A recomendação para as mulheres que usam saltos com mais de 3cm é para não ultrapassarem um período de 6 horas por semana. Mas como muitos ambientes de trabalho exigem o uso do acessório, aconselho a mulher a tentar ir e voltar do trabalho usando tênis ou um calçado mais confortável para preservar pé, joelhos, coluna e lombar”, finaliza.
Fonte de Pesquisa: http://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle
Nenhum comentário:
Postar um comentário