Mensagem

sábado, 15 de agosto de 2015

Seis dicas para evitar intoxicações alimentares!

A maioria dos problemas alimentares ocorre com a instabilidade do tempo, que oferecem as condições ideais para o desenvolvimento de grande parte dos microrganismos causadores de doenças.

Todos os anos, principalmente na troca de estações, cresce o número de doentes com intoxicações e grande parte das contaminações ocorrem por refeições feitas em restaurantes, ou mesmo em casa, como sugere um estudo do site O meu Bem Estar, que conclui que um mau tratamento térmico e uma incorreta conservação estiveram na origem da maioria dos casos.

O jornal Huffington Post destacou algumas dicas simples para ter uma refeição em segurança.

1. Lavar as mãos. Lave corretamente as mãos antes de manipular qualquer tipo de alimento ou cozinhar. As mãos ‘albergam’ uma série de germes e bactérias.

2. Limpar os utensílios e a bancada da cozinha. Lave todas as superfícies de trabalho e os utensílios antes, durante depois de usá-los, especialmente quando mexe em alimentos crus.

3. Guardar a comida na geladeira sempre a menos de 30 graus. Quer esteja cozida ou não, a comida deve ser armazenada na geladeira. Se colocar comida dentro de recipientes abertos, não a deixe na geladeira mais de dois dias.

4. Alimentos crus não devem estar em contato com alimentos cozidos. Um alimento confeccionado pode ficar contaminado quando está em contato com alimentos crus ou objetos que anteriormente tenham estado em contato com alimentos crus (facas, tábuas de corte, superfícies, etc). O pano de cozinha também pode ser um excelente veículo de contaminação. Opte por utilizar papel de cozinha.

5. Não descongelar a comida à temperatura ambiente. Deve descongelar a comida no micro-ondas ou na última prateleira da geladeira, mas nunca na bancada de cozinha.

6. Lavar as frutas e verduras. Lave os alimentos que consome crus em água corrente potável. Se tiver dúvidas sobre a conservação, não os coma.

Fonte de Pesquisa: http://www.noticiasaominuto.com.br/internacional/

Nenhum comentário:

Postar um comentário