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quinta-feira, 20 de agosto de 2015

ANS suspende comercialização de 73 planos de saúde de 15 operadoras

A Agência Nacional de Saúde (ANS) suspendeu a partir desta quinta-feira (20/08), a comercialização de 73 planos de saúde de 15 operadoras. A medida beneficia mais de 3 milhões de usuários, uma vez que as operadoras terão de resolver as queixas em relação ao atendimento para que possam continuar a atuar.

A ANS anunciou também o retorno à ativa de 52 planos que estavam com o atendimento interrompido, depois que comprovaram melhoria no atendimento ao cidadão.

Segundo o diretor-presidente da ANS, José Carlos de Souza Abrahão, a suspensão tem o objetivo de induzir as operadoras a melhorar a qualidade de atendimento. Ele explica que o acompanhamento é contínuo e a divulgação dos dados é feita a cada três meses.

Desde o início do Programa de Monitoramento, 1.140 planos de 155 operadoras já tiveram as vendas suspensas e outros 976 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento ao cidadão.

Segundo o diretor-presidente da ANS, José Carlos de Souza Abrahão, a suspensão tem o objetivo de induzir as operadoras a melhorar a qualidade de atendimento. Ele explica que o acompanhamento é contínuo e a divulgação dos dados é feita a cada três meses.

Desde o início do Programa de Monitoramento, 1.140 planos de 155 operadoras já tiveram as vendas suspensas e outros 976 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.

Das 15 operadoras com planos suspensos nesta etapa, 11 constavam na lista de suspensão do período anterior. Das quatro que não estavam na última lista, duas terão a comercialização de planos suspensa pela primeira vez. Além de interromper a venda, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil.

No período de 19 de março a 18 de Junho, a agência recebeu 21.273 reclamações de beneficiários pelos seus canais de relacionamento. Todas foram tratadas pela mediação de conflitos, sendo que 6.509 eram relacionadas a temas não assistenciais (contratos e reajuste, por exemplo) e 14.276 referentes a cobertura assistencial. Destas últimas, 11.867 foram consideradas pelo Programa de Monitoramento.

No universo analisado, 87% das queixas foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP).

Fonte de Pesquisa: Jornal do Brasil - http://www.jb.com.br/pais/noticias/

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